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Eixo Temático: Didática: Teorias, Metodologias e Práticas
Agência Financiadora: Não contou com financiamento
Resumo
Nos últimos anos, o uso de Jogos Didáticos recurso no ensino/aprendizagem de Ciências vem sendo investigado por diversos estudiosos. Entretanto, algumas questões sobre jogos, como a forma e os meios com que ele é empregado, e o papel que desenvolve na sala da Educação Básica, ainda demandam estudos. O presente estudo, no âmbito do projeto “Jogos Didáticos no Ensino de Biologia”, desenvolvido desde 1995, constitui-se na elaboração de uma proposta de trabalho para o ensino de Biologia do nível médio, com a qual procuramos enfrentar a excessiva fragmentação existente no mesmo. Esta proposta tem por objetivo relatar a elaboração de um Jogo Didático como estratégia para o ensino de botânica e analisar os limites e possibilidades ao utilizá-lo em sala de aula da Educação Básica. Nossa oferta baseia-se no desenvolvimento de Módulo Didático (MD) estruturados segundo a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) – Problematização Inicial, Organização do Conhecimento, Aplicação de Conhecimento – apresentados por Delizoicov e Angotti (1991). O MD produzido tem como tempo estruturador “a evolução das plantas” e constituí-se por 12 atividades. No terceiro momento, propomos um Jogo Didático (JD), intitulado “A Corrida evolutiva das plantas”, visando à revisão e fixação do conteúdo trabalhado no segundo momento, Organização do Conhecimento. O JD elaborado baseia-se nas regras do Jogo Indiano, e compõem-se de dado, peões, cartões-pergunta, cartões-resposta e um tabuleiro de papelão. Na proposta de JD elaborado para estudantes do Ensino Médio, procuramos utilizar materiais de fácil acesso ao professor. Ao final, apresentamos possíveis adaptações, que podem ser realizadas no JD, para adequá-lo a diferentes realidades e a outros níveis de ensino.
Pedagógicos. Ensino de Biologia.
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2944_1408.pdf
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